4 de junho de 2011

Americana-SP elimina sacola plástica a partir de amanhã

Imagem: Reprodução
Sacolas de papel são "ecologicamente corretas"
Lei entra em vigor na data de comemoração do Dia do Meio Ambiente, 5 de junho

por Amanda Borsonello

Hoje é o último dia em que estabelecimentos comerciais de Americana podem distribuir sacolas plásticas e que os clientes levarão para casa suas compras nas popularmente conhecidas “sacolinhas”. Amanhã, entra em vigor no município a lei municipal 5.026/10, que proíbe o fornecimento de sacolas plásticas e das chamadas oxibiodegradáveis, que também são derivadas do petróleo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente da cidade, Jonas Santarosa, apenas o saco utilizado para acondicionamento de lixo estará liberado para uso. A medida, que foi aprovada pela Câmara no ano passado e sancionada pelo prefeito Diego De Nadai (PSDB), entra em vigor no mesmo dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante os meses em que a lei estava em tramitação, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu ações de conscientização. Segundo o secretário, toda a população teve muita resistência à lei. “Houve muita relutância por parte de todos os comerciantes da cidade. Fizemos um forte de trabalho de conscientização com todos”, explicou Jonas. A multa para os estabelecimentos que, a partir de amanhã, não cumprirem a lei é de R$ 5 mil.

O gerente da rede de hipermercados Walmart, Irineu Ramon Fernandes, disse que amanhã a loja de Americana abrirá sem as sacolinhas. “Em contrapartida recebemos da rede 50 mil bolsas retornáveis que foram especialmente desenvolvidas para o nosso município”, explicou. Os consumidores pagarão R$ 1,99 por cada sacola da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário