28 de novembro de 2013



MP avalia missão em Serra Pelada junto com o governo
26/11/2013 às 15:39
 
O Ministério Público estadual por meio do procurador de Justiça Nelson Medrado e os promotores Hélio Rubens Pinho Pereira e Franklin Jones Vieira da Silva participou no sábado (23) da missão do Governo do Estado do Pará (GEP) de visita programada ao município de Curionópolis, onde se localiza a mina de Serra Pelada.

A missão do GEP foi apresentar aos garimpeiros o projeto governamental de uma intervenção social com odontólogos, médicos, emissão de documentos e tratamento de água potável para a comunidade. Além de propor uma auditoria independente para avaliar o quadro socioambiental na região de Serra Pelada e fiscalizar se a empresa já está executando a lavra mineraria.


MPE - O papel do MPE e cobrar que o Estado atue em Serra Pelada e assuma o papel de fiscalizar o que compete ao governo, como a construção de escolas, postos de saúde, creches dentre outros equipamentos urbanos necessários à infraestrutura na região para atender a população nos seus direitos fundamentais.

 
Mas, segundo o procurador de Justiça Nelson Pereira Medrado o resultado da missão foi positiva “ouvimos as lideranças comunitárias observamos a realidade e visitamos o projeto de mineração da Colossus – empresa canadense que desenvolve o processo de exploração da mina de ouro de serra Pelada”.

O governo do Estado por sua vez assumiu a responsabilidade de ampliar o projeto social na região para atender as áreas da saúde, educação, transporte, segurança pública dentre outros necessários para atender os interesses das populações que residem na região.
 

Saiba mais sobre Serra Pelada

Serra Pelada localizada na região sudeste no estado do Pará tornou-se mundialmente famosa a partir da década de 80, fruto da desenfreada a da corrida ao ouro naquela região. Serra Pelada faz parte do complexo mineral conhecido como província mineral no Pará. Nesse local já foram extraídos mais de 30 toneladas de ouro numa área que abrange aproximadamente de 5 mil hectares.
Nos anos 80 as condições dos trabalhadores de mineração na Serra Pelada eram bastante miseráveis. Apesar de hoje o minério ser extraído de forma totalmente diferente a realidade ainda impõe sacrifícios aos que procuram o caminho da garimpagem a céu aberto.
Texto: Edson Gillet
Fotos: Assessoria de comunicação da Seicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário