4 de janeiro de 2012

AGORA É PRA VALER: CHAPA ENCABEÇADA POR GESSE ESTÁ PRONTA PARA A DISPUTA

Publicado em 04/01/2011

Um time de peso. Foi assim  que foi definida no final da noite de ontem  a chapa liderada por Gesse Simão  que concorrerá a sua reeleição no próximo dia 29 de janeiro na grande assembléia geral convocada para ocorrer na cidade de Curionópolis. 

A composição da chapa tanto para o Conselho  Executivo como para o Conselho Fiscal  ocorreu em clima de consenso  entre as lideranças, cujos os indicados, dão o tom de  equilíbrio de  forças representativas dos principais estados com maior concentração de garimpeiros como o Maranhão, Pará, Tocantins  e Piauí.  Alem de Gesse  como candidato a presidente compõe a chapa os seguintes lideres: Valder Falcão na Secretaria Administrativa; Marcos Antonio Prado na Secretaria Financeira; e Jose Sobrinho na Diretoria de Produção.

Para ocuparem os cargos de Vogais foram indicados  os líderes  garimpeiros João Paz do Tocantins, Salustiano do Pará e Pedro Gomes do Tocantins. Já o Conselho Fiscal liderado pelo pastor e líder garimpeiro Nilbet Santos  conta com a participação de Valdeci Marques  de Lima na Secretaria, e Juvenal Gonçalves dos Santos como terceiro membro. O líder garimpeiro de São Domingos do Araguaia, Paulo Resplande, foi escolhido para a primeira suplência.

A chapa completa liderada por Gesse Simão e Nilbert Santos será apresentada durante a pré-assembléia da Coomigasp marcada para este sábado, dia 7, em São Luis e no dia seguinte na pré-assembléia de Teresina no Piauí. Também estará presente o grupo  na reunião de Santa Inês, Presidente Dutra, Belém , Goiânia e Brasília. “A marcha da união garimpeira está de volta”, disse o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte que ajudou a montar a chapa de consenso ao lado dos  delegados regionais e dirigentes das outras entidades que dão apoio ao projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada. “Me sinto honrado por fazer parte desse time vencedor”, disse o  líder João Paz  ao comemorar a sua indicação feita por Airton Portilho e João de Araguaina, ambos do Tocantins. Os dois também referendaram a indicação do ex-presidente do Conselho Fiscal, Pedro Gomes, para fazer parte da diretoria.

 A mais aplaudida escolha foi a do mestre Jose Sobrinho para ocupar a importante Diretoria de Produção da Coomigasp neste momento em que a mina se prepara para produzir.  Zé Sobrinho já ocupou  vários cargos dentro da Coomigasp. Até o dia 29 de janeiro ainda será o vice- presidente da cooperativa, cargo que não existirá mais a partir da próxima gestão por conta da reforma estatutária  ocorrida em 2009. A diretoria de Produção terá uma função relevante entre todas as outras diretorias. Nela serão criadas as importantes gerencias de geologia e mineração com a tarefa de acompanhar e fiscalizar os trabalhos de 4escavaçoes na mina.  “Ze Sobrinho tem experiência e tem o respeito da comunidade de Serra Pelada e de todo o povo garimpeiro”, disse Gesse Simão ao anunciar o seu nome para compor a chapa. 

CONSELHO DELIBERATIVO VAI FUNCIONAR
Os delegados regionais da Coomigasp que compõe o Conselho Deliberativo da cooperativa se reuniram ontem pela  tarde para definir os novos rumos e medidas que o colegiado irá tomar a partir da primeira semana de fevereiro quando de fato será instalada a nova diretoria da Coomigasp que será eleita no próximo dia 29. Entre o conjunto de medidas se encontra aquela que o colegiado de lideres não abrirá mão: o de exigir para analise todas as portarias ou criação de gerencias que deverão ser feitas pela presidência da Coomigasp durante o próximo exercício. O Conselho Deliberativo também irá requerer toda a documentação como contratos, aditivos e o regimento interno da SPCDM   e da própria Holding , empresa que deverá ainda  a  ser criada pela sociedade garimpeira. “O Conselho Deliberativo vai ter que cumprir o seu verdadeiro papel para o qual foi criado”, disse um dos seus  membros ,  o delegado regional de Marabá, Nelton Paulino.  Para Vitor Albarado, o CD  terá uma forte presença na próxima administração da Coomigasp por representar legitimamente os anseios da sociedade da cooperativa. O delegado de Xinguara, Antonio Benigno , afirmou que o Conselho Deliberativo ficou desde a sua criação apenas no papel, mas que agora há necessidade de sua funcionabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário