Botafogo e Fluminense duelam por vaga na decisão da Taça Guanabara
Reprodução/ESPN
Botafogo e Fluminense fazem uma das semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira. O confronto será no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

As duas equipes chegam em momentos opostos para este duelo. O Glorioso está empolgado por ter vencido por goleada seus três últimos compromissos, sendo o mais recente por 3 a 0 sobre o Macaé. Já o Tricolor tem se caracterizado pela irregularidade e se classificou apenas na última rodada, quando derrotou o Bangu por 3 a 0 e foi beneficiado pela derrota do Boavista para o Vasco. Além disso, o Tricolor vive um longo jejum em clássicos, sem vencer um dos seus principais rivais desde o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010, quando fez 1 a 0 no Vasco.

O desempenho em jogos decisivos contra o Botafogo também é algo que precisa ser mudado para o Fluminense decidir a Taça Guanabara. Todas as vezes em que os dois clubes se encontraram em jogos decisivos pelo Estadual, desde que este sistema de disputa foi adotado, em 2004, o Glorioso saiu vitorioso. Foi assim na semifinal da Taça Guanabara de 2008 (2 a 0), na final da Taça Rio de 2008 (1 a 0), na semifinal da Taça Guanabara de 2009 (1 a 0) e na semifinal da Taça Rio de 2010 (3 a 2). O Fluminense não sabe o que é ganhar uma semifinal de Taça Guanabara desde 2004, quando superou o Americano de Campos por 2 a 1.
Apesar de momentos distintos, as duas equipes se respeitam bastante, principalmente por conta da rivalidade. "O Botafogo tem um grande time e o segredo é que mexeu muito pouco em relação ao ano passado. Eles passam por um bom momento e com certeza será um jogo muito complicado para o Fluminense. Mas, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de conquistarmos uma vitória. Nós queremos muito conquistar essa Taça Guanabara e superar o Botafogo é o primeiro passo para isso", disse o técnico do Fluminense, Abel Braga, que pode balançar ainda mais no cargo em caso de um tropeço.

Os botafoguenses, mesmo sendo apontados por alguns como favoritos, preferem muita cautela ao analisarem as chances das duas equipes no confronto desta quinta-feira, que será decidido nos pênaltis em caso de igualdade no tempo regulamentar. "Nós não acreditamos em favoritismo. O Fluminense conta com grandes jogadores, capazes de desequilibrar uma partida e não nos iludimos com o fato deles terem se classificado apenas na última rodada. Agora o campeonato muda, zera tudo e não podemos esperar facilidades. Eles têm um grande poder de fogo e nosso sinal de alerta tem que estar ligado", avisou o volante Renato.

Na visão dos jogadores do Botafogo, a melhor maneira de se chegar à final da Taça Guanabara é repetir o desempenho das últimas partidas. "Vamos precisar mostrar a mesma vontade e determinação exibidas nestas últimas partidas. Com os atacantes marcando sob pressão, o meio-de-campo combatendo, todos com muita garra e ocupando espaços. Foi assim que deu certo até aqui e assim que precisa continuar", analisou o meia Elkeson.

O Fluminense também tem as suas estratégias para vencer. "O Botafogo está muito forte, o time joga junto há muito tempo e com certeza vai querer tomar a iniciativa do jogo. Cabe ao Fluminense não deixar e tentar fazer sobressair o seu estilo de jogo", disse o volante Edinho.

Em relação ao time que vai a campo, o Fluminense já está definido. Abel Braga vai promover o retorno do zagueiro Leandro Euzébio e do meia Deco, que não participaram das últimas partidas por conta de dores musculares. O primeiro ocupará o posto de Digão, enquanto o segundo entra na vaga de Araújo. Assim, Wellington Nem será o companheiro de ataque de Fred.

Pelo lado do Botafogo, o desfalque fica por conta do meia Maicosuel, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do Macaé. Com a volta de Andrezinho, que se recuperou de edema na coxa direita, o Mago terá um substituto à altura na visão do técnico Oswaldo de Oliveira. O treinador, assim, consegue manter a estrutura com três apoiadores, uma vez que Andrezinho se juntará a Elkeson e a Felipe Menezes na criação de jogadas. Dúvida por conta de um estiramento muscular na coxa direita, o atacante uruguaio Loco Abreu, que chegou a ser considerado carta fora do baralho, surpreendeu nas últimas atividades e também deverá estar entre os titulares. Mas caso não possa atuar, a tendência é que o argentino Herrera permaneça no setor.

TORNEIO EDILSON SILVA: Também nesta quinta-feira, só que no Estádio Giullite Coutinho, em Mesquita, acontecem as semifinais do Torneio Edilson Silva, uma espécie de prêmio de consolação aos times que não participam das semifinais da Taça Guanabara. O Resende encara o Friburguense às 17 horas (de Brasília). No jogo de fundo, às 19h30 (de Brasília), se enfrentam Boavista e Nova Iguaçu. A final acontecerá no domingo, no Engenhão, na preliminar da decisão da Taça Guanabara.

FICHA TÉCNICABOTAFOGO X FLUMINENSE
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de fevereiro de 2012 (Quinta-feira)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Wagner Santos (RJ) e Jackson Lourenço dos Santos (RJ)

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Elkeson e Andrezinho; Loco Abreu (Herrera)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco, Thiago Neves e Wellington Nem; Fred
Técnico: Abel Braga