7 de maio de 2013

CONSELHO FISCAL FAZ OS ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA A GRANDE ASSEMBLEIA GERAL DA COOMIGASP NO PRÓXIMO DOMINGO

Escrito por ASCOM / ADEPAG Ligado .

AMARILDOBRASILIA222222É grande o entusiasmos e a expectativa de centenas  de garimpeiros que estarão chegando, por toda esta semana, em Curionópolis, com o objetivo de participarem da grande assembleia geral extraordinárias marcada para acontecer no próximo domingo.

De acordo com Amarildo Gonçalves, presidente do Conselho Fiscal (foto), órgão da cooperativa que mandou publicar o edital no Diário Oficial do Pará, a assembleia geral foi convocada mediante o que estabelece o Estatuto Social da Coomigasp. Ele disse que são os sócios que irão decidir se afasta ou se mantém a diretoria comandada por Valdemar Pereira Falcão no comando executivo da cooperativa.
Desde quando foi empossado, o novo Conselho Fiscal, eleito pela maioria esmagadora dos votos dos associados, na ultima assembleia ocorrida no dia 24 de março, não quis promover o afastamento da diretoria de Valder entendendo que a legitimidade para tomar a tão importante decisão de afastar ou a de manter os diretores da cooperativa caberá a própria assembleia dos sócios.
A diretoria de Valder até que tentou enganar o judiciário de Curionópolis se queixando que o Conselho Fiscal estava impedindo a diretoria dele de trabalhar. Os argumentos não surtiram efeitos e o pedido  caiu por terra. “Há mais de três semanas consecutivas que nenhum diretor aparece na cooperativa, além de ter orientado os funcionários de também não comparecer ao trabalho, acarretando enormes prejuízos à sociedade”, explicou Amarildo.
O presidente do Conselho Fiscal  espera que os diretores e os funcionários compareçam ao trabalho nesta semana, já que ocorrerá daqui a exatos seis dias, a assembleia geral que irá julgar se mantém ou se afasta a diretoria que teve as sua prestação de contas rejeitadas devido a grande quantidade de notas fiscais fraudulentas, fato constatado por uma pericia judicial.
A documentação também foi protocolada na promotoria de justiça de Curionópolis, porém ninguém sabe se chegará às mãos do  promotor de justiça, Helio Rubens Pinho Pereira. O que leva as lideranças garimpeiras pensarem assim, dado aos inúmeros documentos protocolados desde o ano passado, os quais estão empilhados e mofando nas prateleiras da promotoria de justiça de Curionópolis, sem o devido encaminhamento.
Alessandro Ribeiro, secretário do promotor Helio Rubens, justificou de que cabe a ele, o promotor, vir buscar os documentos em Curionópolis. Desde agosto do ano passado, logo que instituiu o TAC, que o promotor Helio Rubens deixou a Comarca, apesar de continuar sendo o responsável por equacionar os  problemas relacionados com as cooperativas do Distrito Mineiro de Serra Pelada, entre elas, a Coomigasp.
No inicio de março, antes mesmo da realização da assembleia geral que rejeitou as contas de Valder Falcão, a pedido do próprio Helio Rubens, a ADEPAG chegou a protocolar o documento com as notas fiscais fraudulentas de Valder para o seu conhecimento, no entanto, tal documento, continua intacto na promotoria de Justiça de Curionopolis sem nenhum encaminhamento.
“É uma situação inconcebível”, avaliou o advogado Rodrigo Melo que também tomou a decisão de  protocolar os documentos diretamente na Corregedoria do Ministério Público e na Ouvidoria, em Belém. Apesar de tudo, as lideranças garimpeiros acreditam que desta vez será muito difícil à diretoria de Valder Falcão se manter no comando da Coomigasp, bem como está muito difícil de impedir que a assembleia geral marcada para o próximo domingo, seja realizada. “A assembleia está convocada dentro dos preceitos da lei e irá acontecer”, diz o presidente do Conselho Fiscal, Amarildo Gonçalves.
REUNIÃO EM BRASILIA
CARLAOSomente ontem, que a Secretaria de Geologia e Transformação Mineral do MME enviou convites à direção da Colossus e ao promotor Helio Rubens para uma reunião em Brasília com o objetivo de tratar sobre a assembleia geral convocada pela Coomigasp para o próximo domingo. O governo está preocupado com a situação conflituosa e vai pedir que tanto a empresa como ao promotor Helio Rubens a ajuda necessária no sentido de que os garimpeiros realizem a sua assembleia geral e definam eles mesmos os rumos de sua cooperativa. A reunião pode acontecer de hoje até quinta-feira, conforme prevê o secretário de Geologia e Transformação Mineral, Carlos Nogueira da Costa Junior (foto). A Secretaria de Geologia explicou   que tanto a Colossus como o representante do Ministério Público, o qual é indicado para  resolver os problemas que afetam as cooperativas do Distrito Mineiro de Serra Pelada, não são obrigados a aceitarem o convite. "Estamos  apelando para o bom senso e acreditamos que o convite será aceito", diz o professor Edson Farias Mello, diretor  do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração.
AVISO AOS SÓCIOS
O presidente do Conselho Fiscal faz um apelo a todos os garimpeiros que irão participar da assembleia geral deste domingo e que desejam pagar suas contribuições que procedam dessa forma diretamente  na sede da cooperativa. Os pagamentos que estão sendo feitos em algumas  delegacias regionais podem acarretar prejuízos ao sócio e a própria cooperativa, já que muitas dessas delegacias regionais não estão repassando os devidos valores, o que impede que seja dado baixa no sistema de quitação da Coomigasp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário