4 de maio de 2013

LOBÃO MANDA CONVOCAR COLOSSUS E CONVIDA O PROMOTOR PARA UMA REUNIÃO TERÇA-FEIRA EM BRASÍLIA. O MINISTRO DEFENDE A REALIZACÃO DA ASSEMBLEIA DO PRÓXIMO DIA 12
Escrito por ASCOM / ADEPAG Ligado .
EDISONLOBAOO ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, determinou ontem, ao secretário de Geologia e Transformação Mineral, Carlos Nogueira da Costa Junior, ao diretor de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Edison Farias Mello e ao Coordenador-Geral de Mineração em Áreas de Conservação e Conflito, Luís Mauro Gomes Ferreira, que convocassem a empresa Colossus e convidassem o promotor de justiça, Helio Rubens Pinho Pereira,  para uma reunião  na próxima terça-feira, em Brasília.

Para a  Colossus o governo federal irá pedir que a empresa canadense não imponha nenhum  tipo de empecilho  na tentativa de impedir que os garimpeiros da Coomigasp realize a sua assembleia geral extraordinária, convocada pelo Conselho Fiscal , para ocorrer no próximo dia 12, conforme publicação do edital no Diário Oficial do Pará.
Já ao promotor de justiça, Helio Rubens, representante do Ministério Publico do Pará, designado para tratar sobre os assuntos relacionados às cooperativas do Distrito Mineiro de Serra Pelada, o governo fará um veemente apelo a ele que ajude os garimpeiros a resolverem o grande impasse que se estabeleceu sobre a Coomigasp motivado pelas denúncias de corrupção e lavagem de dinheiro e formação de uma quadrilha composta por diretores da cooperativa  feitas pelo próprio Ministério Publico em junho do ano passado.
Na quinta-feira passada,  na cidade de Imperatriz, o ministro Edison Lobão recebeu uma carta da Associação de Defesa do Patrimônio  dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp – ADEPAG,  em que solicitava a ele  que o governo ajudasse os garimpeiros a realizar em paz a sua assembleia geral marcada para o próximo dia 12.
Esta não é a primeira vez que a Colossus, é chamada no Ministério de Minas e Energia para ouvir reclamações do governo sobre os rumos que está tomando a parceria realizada em 2007 para a implantação e desenvolvimento da mina de Serra Pelada com a cooperativa dos garimpeiros.
No final do ano passado, o Ministério de Minas e Energia, a pedido dos garimpeiros, determinou que uma comissão de técnicos se deslocasse a Serra Pelada para apurar inúmeras denúncias como a falta de informações por parte da Colossus
sobre os resultados das pesquisas  empreendidas pela empresa canadense na área dos 100 hectares e na área dos 700 hectares  usurpada pela Colossus  favorecida pelo conluio com os diretores da cooperati
va. O relatório de puraçao dos fatos já se encontra concluído.
Os garimpeiros não aceitam mais as perseguições que vem sendo feita pela Colossus que visam impedir mais esta assembleia geral marcada para o próximo dia 12 tudo para favorecer uma quadrilha.
O clima conflituoso pode reacender em Serra Pelada. O governo teme a situação. O ministro Lobão já disse reiteradas vezes que não permitirá qualquer situação que prejudiquem os garimpeiros de Serra Pelada, seguimento que defende há mais de 30 anos desde quando era deputado federal. “ Hoje como senador e como ministro eu não os deixarei sozinhos nesta causa”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário