29 de março de 2011

Lobão: nova Serra Pelada deve produzir 35 toneladas de ouro

Foto: Frederico Luiz
Ministro Lobão avaliza parceria entre Coomigasp e Colossus para extração do ouro de Serra Pelada
O ministro Edson Lobão disse ontem à tarde, no distrito de Serra Pelada, que os sócios da Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) devem esperar, pelo menos, a extração de 35 toneladas de ouro na área em que a Cooperativa é concessionária no Sul do Pará, em Curionópolis-PA onde está localizado o distrito de Serra Pelada.
Foto: Frederico Luiz
Contas da gestão Gessé Simão foram aprovadas por unanimidade
“Em onze meses, no máximo, começa a produção”, disse Lobão para uma atenta platéia. Ele também garantiu que a presidenta Dilma Rousseff está empenhada em construir 12 mil casas para os garimpeiros.
O minsitro vistoriou as obras de construção da mina, realizada pela Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa Joint Venture formada a partir da multinacional canadense, Colossus e a brasileiríssima, Coomigasp e entregou a Autorização de Emissão de Posse de Jazida ao presidente da Cooperativa, Gessé Simão.

“Os termos da primeira parceria entre Colossus e Coomigasp era bom para os garimpeiros, com o segundo ajuste ficou ainda melhor”, disse Lobão.

"Estamos na frente", diz Gessé
De acordo com Gessé, a Autorização era o último documento que faltava para a Cooperativa. "Estamos bem na frente, além da extração, discutimos no seminário realizado hoje, como o garimpeiro e seus familiares vão sobreviver a médio e longo prazo". O presidente da Cooperativa confirmou que a entidade deve qualificar mão-de-obra de acordo com a vocação da região. Segundo ele, o ouro deve deixar benefícios para todos, em todos os períodos de suas vidas", disse.

O deputado federal Cléber Verde (PRB-MA) reafirmou, em Serra Pelada, que a Proposta de Emenda a Constituição (PEC), de sua autoria, que concede aposentadoria e pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada está tramitando, normalmente, e foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Deputado tucano elogia ministro de Dilma
“O ministro Lobão é um dos grandes parceiros do Pará, devemos muito a ele”, disse o deputado federal, Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), em seu discurso no palanque montado nas imediações do túnel de acesso à mina. Ainda segundo o parlamentar, graças a atuação do ministro, o seu estado está pronto para buscar parceiros para o desenvolvimento sustentado.

De manhã, em Assembléia Geral dos sócios da Coomigasp, na Escola Estadual Almir Gabriel, em Curionópolis-PA foi aprovada as contas da diretoria da Cooperativa, presidida por Gessé Simão. À noite, foi promulgado o resultado do novo Conselho Fiscal da entidade que agora será presidido por Valdeci Fogoió Marques de Lima, ex-secretário de Habitação da Prefeitura de Imperatriz.

Jean: estamos envaidecidos com Gessé
Foto: Frederico Luiz
Vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo (esq.), foi uma atração a parte na assembléia da Coomigasp
O vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo (PDT), teve a oportunidade de relembrar a época que foi secretário geral da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e discursava, aos 17 anos para multidões de 15 mil estudantes em congressos da Ubes.

Jean Carlo disse que Imperatriz se sente envaidecida por ter um filho da “Princesa do Tocantins” na presidência da entidade que resgatou a dignidade dos garimpeiros. Ele foi interrompido com aplausos por três vezes, durante seu discurso para os cerca de 17 mil presentes na Assembléia, (estimativa da Polícia Militar do Pará). “Vocês estão no caminho certo, o envolvimento do governo federal no Projeto é a certeza de que, finalmente, o sonho do garimpeiro será realizado”.
Foto: Frederico Luiz
Imprensa do MA, TO e PA deu ampla cobertura ao evento
O deputado estadual, Parsifal Pontes (PMDB-PA) e o deputado federal do Maranhão, Alberto Filho (PMDB-MA) disseram que a unidade entre políticos do Maranhão, Tocantins e Pará é uma peça importante para garantir benefícios para a categoria.

O prefeito Chamonzinho de Curionópolis estava com um largo sorriso. O município deve receber, somente com Royalties pagos pela Serra Pelada CDM, o necessário para obras fundamentais nos setores de infra-estrutura, saúde e educação.

Uma nova assembléia da Coomigasp está prevista para agosto, próximo. O ex-presidente Lula poderá comparecer ao encontro, informa Gessé Simão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário