"Dilma recebe Obama no Planalto"
Obama deve apoiar vaga do Brasil no Conselho de Segurança da ONUBRASÍLIA - O Brasil vai obter o apoio americano à sua pretensão de uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas, semelhante ao dado por Barack Obama a Índia em novembro do ano passado.
A declaração final conjunta da visita, negociada entre os dois países, prevê a declaração de apoio nos mesmos termos. A informação obtida pelo Estado é que até mesmo o texto da declaração de Obama na Índia foi consultado para que o vocabulário seja o mais próximo possível.
Na Índia, Obama afirmou que a 'justa e sustentável ordem internacional que a América busca inclui uma Nações Unidas eficiente, efetiva, crível e legítima. Por isso eu posso dizer hoje que nos anos que se seguirem eu espero ver um Conselho de Segurança reformado que inclui a Índia como um membro permanente'.
O Brasil pouco esperava nesse sentido da visita de Obama. A expectativa era de uma declaração de 'visões coincidentes' e 'interesses mútuos'. Esta semana, o chanceler brasileiro, Antonio de Aguiar Patriota, chegou a afirmar que o apoio americano, apesar de esperado e bem-vindo, não era essencial e nem uma 'panaceia'. A decisão de Obama, no entanto, evoluiu nas últimas horas.
Fontes ouvidas pelo Estado ressaltam que as declarações sempre podem mudar até o último minuto, mas as intenções americanas são claras até o momento.