17 de dezembro de 2010

É CHEGADA A HORA

ULTIMA CHANCE: FALTAM APENAS 26 DIAS PARA QUE SÓCIOS DEVEDORES DA COOMIGASP SE REGULARIZEM

         Centenas de sócios da Coomigasp procuraram durante o dia de ontem os postos das 14 delegacias regionais espalhadas no Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Brasília para acertar as contas com a cooperativa que dará inicio a partir do próximo dia 11, o processo de auditoria para o fechamento do quadro social, conforme anunciou ontem em Brasília o presidente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo.

         A “corrida” para regularizar a situação  foi provocada porque a Coomigasp irá estabelecer o critério de quem estiver atrasado em suas taxas de contribuições  a cima de seis meses até três anos terão suas matriculas trancadas a partir do dia 11 de janeiro quando inicia os trabalhos de auditagem. Já os que estão devendo acima de três anos serão excluídos definitivamente do quadro social a partir dessa mesma data.

      De acordo com a ultima assembléia geral extraordinária convocada por Gesse Simão em outubro passado, dos 45.925 sócios inscritos apenas 5.925 sócios estavam quites com as suas obrigações estatutárias. Esse numero permanece até hoje.  A maioria absoluta dos 40 mil sócios está enquadrada no critério dos que devem a cima de seis meses. Os devedores tiveram tempo de sobra para resolver suas pendências já que a decisão foi tomada pela assembléia geral extraordinária ocorrida há um ano.

 Agora todos os inadimplentes terão apenas 26 dias para se regularizar e fazer parte do quadro social definitivo da cooperativa que será oficialmente reconhecido pela assembléia extraordinária convocada no mês de março. Gesse explicou, no entanto, que a exclusão de matriculas que exauriu-se por falta de pagamento das anuidades ou aquelas  tidas como produto de fraudes passará pela decisão da sociedade convocada  em assembléia para este fim. “Quem irá determina se corta ou não corta é a sociedade. O meu papel será o e cumprir a decisão da maioria”, avisou o presidente.

Por causa da grande procura daqueles que querem resolver as suas pendências junto a cooperativa as delegacias regionais da Coomigasp que paralisariam as suas atividades no próximo dia 20, farão plantão extra neste finalzinho de ano.

Por outro lado a decisão de Gesse em contratar uma empresa de auditagem e independente para  colocar em ordem o cartório da Coomigasp,  foi comemorada  por todas as lideranças garimpeiras. O delegado da Coomigasp e presidente da Agasp Regional de Palmas, Airton Portilho, disse que a tomada de posição de Gesse em relação ao saneamento cartorial trata-se de uma das decisões mais importantes  já tomada por ele.

“Em mais de 20 anos de existência da Coomigasp podemos afirmar que Gesse foi o único presidente que teve coragem de mandar investigar a famosa caixa preta da cooperativa por uma empresa de auditagem independente e sem vínculos com ninguém”, disse. Vitor Albarado, delegado regional de Belém, afirmou que a medida tomada por Gesse só faz aumentar a credibilidade  da cooperativa no meio da sociedade. Ele também lembrou o papel relevante que a Agasp Brasil, principal parceria da luta garimpeira, tem desempenhado no sentido de valorizar cada vez mais a Coomigasp.  
 
Fonte: Anderson Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário