15 de dezembro de 2010

Lula se despede com balanço favoravel

Com casa cheia, Lula faz balanço do governo

Por ordem do presidente, ministros compilaram realizações da administração federal para registrá-las em cartório.

Com uma plateia recheada de ministros que integram ou integraram seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza nesta quarta-feira um balanço dos oito anos de seu governo. Na cerimônia, marcaram presença nomes como o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que perdeu o posto no governo em 2005, em meio ao escândalo do mensalão.

Ao abrir sua fala, Lula, que convidou ex-integrantes da Esplanada, atuais auxiliares e escalados para o futuro governo, brincou ao dizer que a presidenta eleita Dilma Rousseff estava presente na condição de ex-ministra. "Dilma está aqui na condição de ex-ministra. Portanto, estou tratando-a de ministra", disse o presidente, numa referência ao fato de Dilma ter ocupado as pastas de Minas e Energia e da Casa Civil. Lula, entretanto, evitou tratar o evento como uma "despedida". Isso é um ato de trabalho.
O evento de hoje foi organizado para apresentar uma compilação das realizações do governo, organizada pelos ministros a pedido do próprio presidente. Nos discursos que tem feito em solenidades oficiais por todo o País, Lula vem repetindo sucessivamente que pretende registrar em cartório todas as realizações de sua gestão, para que sirvam de parâmetro para governos futuros.
Os ex-ministros presentes, foram tratados com o título de companheiro, que embasava os discursos de Lula nos tempos de dirigente sindical. "Vejo ali o companheiro Dirceu", disse o presidente, dando o mesmo tratamento a outros antigos auxiliares.
Escalado para abrir a série de discursos, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, investiu no discurso de que o balanço demonstra o "legado" deixado pelo atual governo. "Quem ler esse material ficará impressionado com a quantidade de obras", disse.
Franklin também teceu elogios à presidenta eleita Dilma Rousseff. Queixou-se dos críticos da luta armada contra a ditadura militar e engatou: "Ver uma mulher como a senhora chegar à Presidência da República me enche de alegria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário