29 de abril de 2013

DIÁRIO OFICIAL PUBLICOU HOJE A CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL E A COLOSSUS PEDE PARA VALDER PANGARÉ JOGAR A TOALHA

Escrito por ASCOM / ADEPAG Ligado .
Bandeira VermelhaAgora é irreversível. O diário Oficial do Estado do Pará publicou na data de hoje, o Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária da Coomigasp, a ser realizada no próximo dia 12 para que a sociedade garimpeira tome a decisão de  destituir ou não, a diretoria comandada por Valder Falcão por ter a sua prestação de contas rejeitadas perante a Assembleia Geral Ordinária, ocorrida no dia 24 do mês passado. O sentimento "fora quadrilha"cada vez está mais forte.

A assembleia geral foi convocada pelo presidente do Conselho Fiscal, Amarildo Gonçalves, após a decisão ter sido deliberada e aprovada por unanimidade pelos membros do novo Conselho Fiscal  baseado no Estatuto da cooperativa  constante nos artigos 31, Parágrafo Único; 32, §1º, §2º, §3º; 33; 34 alíneas a, b, c, d, e, Parágrafo Único; 35, Incisos I, II e III, Parágrafo Único; 36, §1º, §2º; 37;38, §1ºe §2º; 39, Parágrafo Único;  40, §1ºe §2º; 41, §1º, §2º; 42; 43; 45; 46 e incisos e 67 e incisos, bem como os artigos 38, §1º, §2º, §3º e 39.  Ate a presente data, cerca de  13.937 (treze mil, novecentos e trinta e sete) associados estão quites com as obrigações estatutárias.
Depois de ouvir da Colossus para que jogasse a toalha, pois não teria chance nenhuma de reverter o quadro de rejeição nutrido por milhares de garimpeiros contra a atual diretoria, Valder Falcão que abandonou a cooperativa desde o dia 19, determinando inclusive que os funcionários abandonassem ao trabalho, resolveu contratar o escritório do advogado Raimundo Canto, o mesmo que presta serviços para a Colossus, acreditando que a justiça de Curionópolis pode anular a convocação da assembleia geral convocada pelo Conselho Fiscal e mantê-lo no cargo até 2016. Porém, isso dificilmente acontecerá.
Alem da decisão tomada pelo Conselho Fiscal de convocar a assembleia geral em decorrência das contas rejeitadas de Valer pela sociedade, um grupo de seis garimpeiros entrou com uma petição junto a justiça de Curionopolis na quarta-feira passada, anexando as provas da fraude  demonstrada na prestação de contas de Valder  com a  aprovação  do antigo Conselho Fiscal.
A “maracutaia contábil” apresentada como “prestação de contas” na ultima assembleia geral ordinária serviu  para justificar a gastança de 11 milhões 212 mil 798 reais  e 84 centavos em apenas  seis meses da gestão de Valder e Bando. Com a divisão  do dinheiro da Coomigasp entre a  quadrilha, Valder empurrou  uma divida de  mais de 3 milhões de reais para os garimpeiros pagar neste ano de 2013.
O relatório criminoso que foi apresentado pela diretoria safada apostando de que seria aprovado pela  assembleia geral  foi produzido pelo Grupo Work , empresa contratada pela Coomigasp por 65 mil reais  e pelo contador funcionário da cooperativa conhecido por  Lauro Neri.
A quadrilha já havia mandado antes da realização da assembleia geral do dia 24 do mês passado, esse mesmo relatório para a provação do promotor Helio Rubens que havia dado o OK conforme determinação do TAC.
O Termo de Ajustamento de Conduta instituído por Helio Rubens diz: “o Conselho Administrativo deverá preparar e apresentar ao Promotor um relatório financeiro trimestral de receitas e despesas, forem consideradas más, serão suspensos os pagamentos feitos por alvará judicial, mencionados no item 3.12 até a efetiva regularização...”
Como se vê, o promotor Helio Rubens assinou as falcatruas embutido no relatório de prestação de contas produzido na cooperativa sem tomar nenhuma providência que o caso requer. Na petição os garimpeiros questionam a ingerência do TAC do promotor Helio Rubens no âmbito da administração da cooperativa sobrepõe o Estatuto, fere a lei do cooperativismo e a Constituição. Aliás, o TAC tem apenas servido para proteger uma quadrilha, acusada pelo próprio Ministério Publico pelo roubo de milhões de reais, dinheiro pertencente aos prêmios que os garimpeiros têm direito sobre a mina de Serra Pelada.
PARA DE ENCHER O SACO, ROSANA!
A secretária de Mancuso (Colossus), Rosana Entler, conhecida pelos garimpeiros como “Rosana Cabelo de Fogo” (por usar os cabelos na cor vermelha), telefonou para Amarildo Gonçalves, presidente do Conselho Fiscal, no final da semana passada, convidando o mesmo  para fazer uma visita à mina. A resposta foi “Não”.
Rosana ainda não entendeu que tanto esse Conselho Fiscal como a próxima diretoria executiva da Coomigasp não irá tratar com a Colossus apenas amenidades ou receita de bolos. A conversa será outra. O palco da discussão será dentro do Ministério de Minas e Energia ou quem sabe, as cortes judiciais.
Os próximos dirigentes da cooperativa vão brigar pela retomada dos 24% que foi entregue por Valder aos gringos; vão exigir de volta a área dos 700 hecatares entregus por Gesse e Jairo; não irão pagar os mútuos ( empréstimos tomados junto a Colossus) por não ter sido uma deliberação de assembleia geral dos garimpeiros  e, por fim,  irão exigir respeitos, transparência sob pena de acabar com a parceria.
Grupos de garimpeiros continuam chegando a Curionópolis para dar a sustentação que o Conselho Fiscal da Coomigasp precisa, para organizar e realizar a assembleia geral extraordinária convocada por Amarildo Gonçalves para o próximo dia 12. O vice-presidente da ADEPAG, Daniel Carvalho é que está organizando e recebendo os garimpeiros que chegam a cidade. Alimentação está vinda de várias cidades do Pará, Maranhão, Tocantins e do Piauí. “É preciso que os garimpeiros continuem mandando alimentos não perecíveis  para fazer o rancho de quem está ajudando por aqui”, disse o líder garimpeiro.
GARIMPEIROS DECIDIDOS A FECHAR DELEGACIAS
Um grupo de garimpeiros de Santa Inês no Maranhão decidiram lacrar a partir de hoje pela manhã  as portas da delegacia regional localizada naquela cidade, enquanto o larapio delegado Zé Maria não prestar contas e dizer o que fez com o dinheiro das taxas de contribuição pagas pelos sócios à Coomigasp. A revolta de quem pagou a cooperativa através do delegado Zé Maria está no fato da quitação não aparecer no sistema da Coomigasp. Hoje, o bicho pega por lá. O mesmo pode acontecer em Araguaina e Imperatriz.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DO DIA 12
EDITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário