17 de abril de 2013

MINISTRO EDISON LOÃO PEDE QUE A COLOSSUS DEIXE DE INTERFERIR NA COOPERATIVA E DE ATRAPALHAR A VIDA DOS GARIMPEIROS
Escrito por ASCOM / ADEPAG Ligado .
ministroloO ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, não concorda com a critica situação que ocorre dentro da cooperativa dos garimpeiros de Serra Pelada e afirmou ontem que irá chamar os representantes da Colossus para  pedir  a eles, que parem de interferir na cooperativa e deixe de atrapalhar a vida dos garimpeiros, visando impedir de que os sócios da Coomigasp  façam as suas assembleias livremente ou que impeça os resultados legítimos delas.

Lobão também ira pedir a Valder Falcão, que registre a ata sobre o resultado da assembleia, ocorrida no dia 24 do mês passado, ou que renuncie ao cargo de presidente, deixando a Coomigasp livre para que sejam realizadas novas eleições. A posição do ministro foi anunciada, ontem à tarde, logo depois que recebeu o relatório da reunião dirigida pelo secretário de Geologia e Transformação Mineral, Carlos Nogueira da Costa Junior, que aponta uma “situação critica e caótica” na relação de parceria entre a Coomigasp e Colossus, podendo se transformar num clima tenso na Serra Pelada.
A referida reunião aconteceu  no ultimo dia 4 no quarto andar do Ministério de Minas e Energia e serviu para apurar as  graves denúncias contra o processo usurpador da Colossus, que já havia passado a perna na participação dos garimpeiros sobre a mina de Serra Pelada e, que agora, estava tramando para golpear os garimpeiros no caso da rica área dos 700 hectares, anuídos pela Vale em 2010 para a Coomigasp.  
As lideranças  garimpeiras não aceitam  as ingerências da  empresa canadense na cooperativa como vem fazendo desde o ano passado, depois do afastamento pela justiça de Gesse Simão, manobrando com o apoio do promotor Helio Rubens  para impedir que os garimpeiros façam novas assembleias.
A crise aumentou ainda mais depois da realização da assembleia geral que rejeitou a prestação de contas de Valder Falcão e elegeu o líder garimpeiro Amarildo Gonçalves  para presidente do novo Conselho Fiscal.  Raimundo Canto e Advogados, escritório contratado pela Colossus, orientou Valder a não registrar a ata da assembleia geral o que até agora não foi feito.
Rondinelle Pinto, um dos advogados da Colossus, manobra por traz para que Serafim Melo, que presidiu a comissão eleitoral, também não assine a ata referente aos resultados da eleição e ainda por cima tenta estimular um golpe para tirar da presidência o presidente eleito do Conselho Fiscal, Amarildo Gonçalves.
 A preocupação do Ministério de Minas e Energia se prende ao fato de que a situação está descambando para o descontrole total dos quase 38 mil garimpeiros sócios da cooperativa que estão dispostos a se deslocarem em grandes grupos para Curionópolis no sentido de exigir a renúncia de Valder e bando e protestar contra a Colossus, exigindo o fim de uma parceria em que foram desviados milhões de dólares tantos dos pobres investidores garimpeiros, bem  como dos investidores internacionais.
Grande parte desse dinheiro foi parar no bolso dos próprios gringos, donos da Colossus,  e outra parte  serviu para pagar  gordas  propinas a diretores safados da cooperativa, conforme denúncias apuradas no ano passado pelo Ministério Publico. A mina que já deveria está produzindo desde 2010 como os gringos haviam prometido ainda está longe de acontecer.
Nenhum garimpeiro sabe até agora qual é o tamanho real do depósito mineral da mina de Serra Pelada. A diretoria corrupta não cobra essas informações. A interferência da Colossus em mandar seus advogados atrapalhar a vida dos milhares de pobres garimpeiros não está sendo bem vista pelo ministro Edison Lobão. “Eu sempre estive do lado dos garimpeiros e como ministro não irei permitir que nada possa prejudica-los”, já disse isso diretamente ao próprio Mancuso.
Nem mesmo os acionistas da empresa canadense, que investiram muito dinheiro na implantação da mina de Serra Pelada se sentem satisfeitos e seguros com a estabanada administração feita por um bando de gringos irresponsável  que está levando o negócio  para o nível de alto risco. Na semana passada  centenas desse acionistas da Colossus pediram a cabeça de Claudio Mancuso, presidente da mineradora trapaceira.
A funcionária arrogante da Colossus, conhecida pelos garimpeiros como “Rosana Cabelo de Fogo,” resolveu piorar a situação ao mandar o advogado Rondinelle Pinto, entrar na justiça para tirar do ar o blog da Associação de Defesa do patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp. “A Colossus acredita que isso vai nos silenciar, mais não vai, não”, reagiu Vitor Albarado, presidente da ADEPAG. A crise estabelecida pode levar para o buraco de vez a parceria da roubalheira. Os milhares de garimpeiros raivosos já estão dispostos a tudo. Te manca, Mancuso!
COVOCAÇÃO GERAL
As lideranças da ADEPAG estão convocando todos os garimpeiros sócios da Coomigasp para se deslocarem a Curionópolis como forma de pressionar a quadrilha de Valder a registrar a Ata referente as decisões da ultima assembleia geral ordinária que rejeitou a prestação de contas dele e elegeu Amarildo Gonçalves como presidente do Conselho Fiscal. “Temos que mostrar a essa gente que com a massa garimpeira não se brinca. É isso que Célio, Valder e Serafim  Melo estão fazendo”, disse Daniel carvalho, vice presidente da ADEPAG  que estará chegando na próxima segunda-feira  com um batalhão de garimpeiros  em Curionópolis.
SOCIEDADE VAI CONVOCAR ASSEMBLEIA GERAL NA PRÓXIMA SEMANA
paulofreire“Ou registram as atas ou a sociedade garimpeira irá convocar de imediato a assembleia geral de destituição dessa diretoria”, reagiu por sua vez o líder garimpeiro Paulo Freire (foto) que fará parte do grupo dos dez signatários a convocar a assembleia geral com esse objetivo na próxima semana. Ele afirmou que a atitude da empresa Colossus na tentativa de melar o desejo do povo garimpeiros está se tornando um ato ariscado que pode acabar de vez com o projeto de desenvolvimento mineral que só tem servido até agora para os quadrilheiros da empresa canadense e para a quadrilha de Gesse , Jairo e Valder. “Vamos dar um basta nessa porra”, disse Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário