Brasileiros são os maiores consumidores de celulares e TVs HD, diz pesquisa
Mercados emergentes estão queimando etapas na aquisição de produtos eletrônicos, em comparação com países industrializados
Os brasileiros lideraram as compras de telefones celulares, TVs de
alta definição, câmeras digitais e netbooks entre oito dos principais
países emergentes e industrializados em 2010, segundo um estudo da
consultoria Accenture.
A pesquisa anual sobre produtos e serviços eletrônicos, que destaca o
surgimento de "um novo paradigma de consumidores de tecnologia", chama
atenção para a sede dos países emergentes por produtos eletrônicos,
comparados aos mercados mais estáveis dos países ricos.
"Com economias mais estáveis e riqueza crescente entre a classe média
desses países, o apetite dos consumidores por tecnologia, especialmente
móvel, é insaciável (nesses países)", diz o estudo.
Em contraste, nos países industrializados não apenas os mercados são
mais maduros, como o efeito da crise econômica é sentido mais
fortemente, o que reduz a disposição para gastos neste segmento.
A consultoria ouviu 8 mil pessoas nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Brasil, Rússia, Índia e China.
Cerca de 55% dos brasileiros ouvidos disseram ter comprado um
telefone celular no ano passado. Quase 30% afirmaram ter adquirido uma
TV de alta definição – mesma proporção de consumidores que compraram uma
câmera digital.
Os brasileiros já são os que mais detêm aparelhos celulares, tocadores de DVD, TVs normais e netbooks, de acordo com a pesquisa.
O computador e o laptop foram considerados pelos pesquisadores como
"os gigantes silenciosos" entre os produtos eletrônicos. "Todo mundo tem
um", escreveram os autores do estudo.
Cerca de 93% dos entrevistados em todos os países disseram possuir um
computador. No Brasil, 35% dos entrevistados disseram ter comprado um
PC no ano passado, proporção semelhante a da Índia, mas pouco atrás da
China.
Os chineses lideraram disparado as compras de Smartphone (quase 40%
compraram um aparelho no ano passado, comparado com menos de 20% dos
brasileiros).
Queimando etapa:
O estudo sugeriu que os mercados emergentes estão queimando etapas na
aquisição de produtos eletrônicos, em comparação com a trajetória
percorrida pelos mercados mais saturados dos países industrializados.
"Contrariando as percepções equivocadas mais comuns, um grande
segmento de consumidores nos Bric está mais interessado nas tecnologias
mais novas e inovadoras que em tecnologias mais baratas com menos
funcionalidades", observou a pesquisa.
"As tendências indicam que algumas das novas tecnologias podem estar tornando outras obsoletas mais rapidamente."
Um exemplo é o computador, cujas taxas de crescimento nas vendas
tendem a cair nos próximos anos, ao passo que a demanda por tablet PCs
deve crescer 160%.
O estudo chega a questionar se, no futuro, um novo grupo de poucas e
seletas tecnologias – computadores tablet, netbook, smartphone e
leitores e-books – será capaz de deixar para trás o computador e outros
equipamentos eletrônicos.
Para o ano de 2011, de acordo com a pesquisa, os produtos que lideram
a preferência dos consumidores incluem as TVs de alta definição,
computadores e smartphones.
Entretanto, o estudo percebe uma diferença "marcante" entre os
mercados emergentes e industrializados. Enquanto 40% dos respondentes da
pesquisa nos países ricos disseram não ter intenção de comprar
eletrônicos em 2011, nos países Bric esse índice foi de apenas 9%.
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