5 de janeiro de 2011

Transbordamento de rio ainda alaga vias de Atibaia

Pelo menos 450 casas foram atingidas em 11 bairros do município

Nilton Cardin/AE

Publicidade
Nilton Cardin/AEO município de Atibaia, a 64 km de São Paulo, continua a sofrer com os alagamentos causados pelo transbordamento do rio Atibaia, nesta quarta-feira (5). De acordo com a prefeitura, o transbordamento, ocorrido na segunda-feira (3), foi causado pelas chuvas de início de ano. Só na segunda-feira choveu o equivalente a 90 mm de água, metade do volume previsto para a primeira quinzena do mês de janeiro. Quase 450 casas foram atingidas em 11 bairros. Na tarde de terça-feira (4), o nível do rio estava em 4,2 m.
A quantidade elevada de chuvas nas cabeceiras do rio, nas regiões de Piracaia e Nazaré Paulista, também contribui para a situação.
Ainda há previsão de chuva até o fim de semana e por isso a prefeitura e a Defesa Civil já trabalham no auxílio e na orientação dos moradores afetados. O monitoramento do rio também é realizado 24 horas pelos técnicos.
Funcionários da Defesa Civil estão na área e prestam assistência às famílias. Caso haja necessidade de remoção de famílias, também há uma equipe preparada, já cuidando de abrigos.

Em 2010, o volume de água do rio também subiu e provocou alagamentos na cidade. Porém, o problema ocorreu porque a Sabesp liberou um grande volume de água no rio, pois as represas de Nazaré e Piracaia estavam cheias. Na época, a Justiça determinou que a empresa realizasse serviços de limpeza e desassoreamento do curso d'água, o que preveniria novos alagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário